Intercâmbio no Chile sobre construções sustentáveis em madeira

21 de Maio de 2018

Viagem técnica, em setembro, vai levar profissionais para conhecer experiências bem-sucedidas do uso da madeira na construção civil chilena

O Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, em parceria com a Spirale Ecobuilding Solutions, e apoio do Portal Madeira e Construção, promove a segunda edição da viagem técnica que vai levar arquitetos e engenheiros para conhecer técnicas de alta tecnologia de construção em madeira na região de Santiago, no Chile, de 2 a 8 de setembro.

A programação inclui uma palestra no escritório de Martin Hurtado, um dos mais famosos arquitetos do mundo a disseminar o uso da madeira em construções; além de um city tour arquitetônico em Santiago e visitas programadas a locais como Centro Cultural Moneda, Matucana 100, Centro Nace, Campus San Joaquin, Torres Siamesas e ao Centro de Inovação da Universidade Católica do Chile. Também estão previstas visitas à Viña Vike e ao Templo Bahai, além dos Vinhedos Perez Cruz, Majadas de Pirque e Vinícola Almaviva.

Para uma das coordenadoras do intercâmbio, a arquiteta Catharina Macedo, da Spirale, as visitas técnicas vão surpreender os participantes. “Na primeira viagem, em 2017, quebramos alguns paradigmas revelando para o grupo que é possível construir com madeira de forma competitiva e sustentável, inclusive economicamente. O grande segredo é saber projetar bem”, afirma Catharina. No ano passado, foram 26 pessoas, entre arquitetos, engenheiros e estudantes, na viagem.

A especialista faz referência ao projeto do arquiteto Martin Hurtado para a indústria Greenciv, a maior fábrica chilena de processamento de frutas orgânicas, que tem uma estética integrada à paisagem de montanhas e, além disso, prova que um projeto em madeira bem planejado pode sim ser mais barato, já que foi o vencedor em um concurso no qual o fator preço era o principal critério de desempate.

“Será possível ver de perto projetos de revitalização com alta tecnologia em madeira, a madeira como elemento estrutural e de revestimento. Uma experiência importante para os profissionais brasileiros, que estão buscando se atualizar e acompanhar a grande onda mundial da discussão e difusão da madeira como matéria-prima fundamental para os projetos arquitetônicos”, afirma Catharina.

Santiago - Chile

Inscrições

O intercâmbio é aberto a qualquer profissional interessado. O investimento é de U$ 2.230 (entrada de 20%, com o restante parcelado em até 9 vezes), com saída de São Paulo (SP). Estão inclusas no pacote diversas despesas como passagens aéreas São Paulo – Santiago, taxas de embarque, translado do aeroporto, visitas técnicas, entradas para as vinícolas, city tour arquitetônico, hospedagem em hotel 4 estrelas (hospedagem dupla com café da manhã), guia especializado em espanhol e seguro de viagem internacional.

Mais informações sobre o intercâmbio

Núcleo da Madeira – contato@nucleodamadeira.com.br – (61) 9 9644-0359
Spirale – www.spirale.arq.br / contato@spirale.arq.br
PH NORTH Operadora – nacional@phnorth.com.br – (45) 9 9986 – 0631

Folder da viagem

 

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

 

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter