Wood frame: norma começa a ser debatida

15 de julho de 2016

Grupo de trabalho iniciou atividades para alinhar terminologia e escopo da normativa

A primeira reunião do grupo de trabalho criado pela Comissão de Estudos da ABNT para desenvolver a norma técnica do sistema construtivo wood frame foi realizada nesta quinta-feira, 14. Nesta fase inicial, foram discutidos pontos referentes à terminologia e ao escopo. Os próximos passos incluirão o debate referente aos requisitos e critérios de desempenho do sistema construtivo.

A estruturação do trabalho começou a partir de normas de referência nacionais e internacionais. O desafio do grupo é tentar concluir os trabalhos em 12 meses para que o texto-base da norma seja colocada para consulta pública.

Comissão de Estudos ABNT

O Grupo de Trabalho, do qual participam 25 pessoas – entre representantes de entidades, empresas e universidades – foi formado no dia 14 de junho durante a instalação da Comissão de Estudos da ABNT. A coordenação da Comissão de Estudos da ABNT para o wood frame está a cargo do vice-presidente do Sinduscon-PR e representante da Comissão Casa Inteligente da Fiep, Euclesio Finatti. A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) responde pela secretaria executiva da CE. De acordo com as entidades, a construção da norma permitirá que o sistema construtivo ganhe escala e estabeleça padrões ao método construtivo, garantias e segurança ao mercado.

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter