88º Enic discute construções sustentáveis

9 de maio de 2016

Sinduscon Paraná Oeste promove encontro entre os dias 11 e 13 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), para discutir os avanços da construção civil


Começa nesta quarta-feira, 11, o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro é o maior do segmento na América Latina e principal evento brasileiro do calendário anual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O Enic vai acontecer até o dia 13 de maio e tem por objetivo integrar toda a cadeia da construção civil para discutir os avanços para o setor. O evento terá uma programação geral e diversas comissões técnicas e fóruns, que vão discutir, entre outras coisas, construções sustentáveis. São esperadas aproximadamente duas mil pessoas no encontro.

Como o mundo todo vem discutindo há anos formas de adotar a sustentabilidade no dia a dia, uma das comissões do 88º Enic vai abordar o meio ambiente a partir do dia 12 de maio. A comissão está marcada para começar às 14h, com o tema “As cidades e a COP 21 – mudanças climáticas e os reflexos para a indústria da construção”. O tópico trará as seguintes apresentações: Cidade do Futuro – Heidelberg e Bairro de Bahnstadt – Modelo Europeu em Sustentabilidade; Resultados do Projeto “O Futuro da Minha Cidade” e Avanços do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese); Iniciativas da Indústria da Construção – Inventários de Emissão de Gases de Efeito Estufa; Bairro Quartier – Pelotas (RS); Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da Construção; Energias Renováveis na Indústria da Construção.

Já no dia 13 de maio, a Comissão do Meio Ambiente vai abordar o tema “Oportunidades de negócios em sustentabilidade – um cenário de investimento de impacto”, com os seguintes tópicos: Experiências de Negócios em Sustentabilidade na Província de Alicante (Espanha); Mapeamento da Cadeia Produtiva da Indústria Eólica no Brasil – Microgeração de Energia; Licenciamento Ambiental e as PPPs; Parceria Público-Privada (PPP) em Gestão e Valorização de Resíduos – Case Jundiaí/SP.

Outra comissão que é bastante aguardada é a da Indústria Imobiliária. No dia 12, o tema principal será “Desenvolvimento das cidades”, e nomes de peso estarão palestrando no evento. Um deles será o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que já foi prefeito de Curitiba (PR) e governador do Paraná, e vai falar sobre “Cidades – Uma Visão de Futuro”. Ainda no mesmo debate, o arquiteto Arthur Parkinson fará uma palestra com o tema “Uma Nova Cultura Urbana – Síntese da Visão do Setor”. Para fechar a comissão, no dia 13 o assunto principal a ser discutido será “Habitação popular no Brasil: presente e futuro”.

O 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon/Oeste-PR). Os interessados poderão acessar o site do evento para saber mais informações e fazer a inscrição: http://www.cbic.org.br/enic/

 

Serviço
88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic)
Data: 11 a 13 de maio de 2016
Local: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention – Foz do Iguaçu (PR)
Informações: http://www.cbic.org.br/enic/
Realização: Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon/Oeste-PR)

 

Por Maureen Bertol com informações da Assessoria para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter