Governo da Tasmânia foi o primeiro estado a implantar a medida, que pede que a madeira seja considerada como o principal material em projetos de construção
O governo do Estado da Tasmânia, na Austrália, implantou a Política de Incentivo à Madeira (Wood Encouragement Policy – WEP, em inglês), iniciativa que até então ganhava apoio apenas de governos de pequenas comunidades australianas. A Tasmânia foi o primeiro governo estadual no país – ou seja, um governo de maior porte – a adotar uma ação neste sentido.
A medida exige que os produtos de madeira de origem responsável sejam considerados, sempre que possível, como principais materiais em projetos de construção, reforma, adequações ou montagem. A política abrange, especialmente, prédios públicos.

O Make it Wood, programa de incentivo ao uso da madeira na Austrália, cita como exemplo do WEP a Galeria Regional Latrobe, na cidade de Morwell, no Estado de Victoria, concluída em 2017. O WEP foi adotado pela Câmara de Latrobe em 2014. O projeto da Galeria contemplou o uso extensivo da madeira local tanto no interior como no exterior do prédio (Foto: Reprodução / Make it Wood)
O WEP está em vigor desde junho de 2017 no governo da Tasmânia e, desde então, conselhos locais dentro do estado vêm manifestando interesse em adotar a medida. No entanto, o primeiro a efetivamente seguir o exemplo do governo estadual foi o conselho de Dorset, que aderiu à iniciativa em outubro deste ano.
Na Austrália, conselhos locais espalhados em outros estados também vêm implantando o WEP nos últimos anos, segundo informações divulgadas pelo programa Make it Wood, que incentiva o uso de madeira de origem responsável como material nas construções australianas. Atualmente, 16 conselhos locais, dois órgãos governamentais e o Estado da Tasmânia seguem o WEP.
Saiba mais sobre o WEP clicando aqui.
Por Portal Madeira e Construção com informações do Make it Wood