Canadá terá prédio mais alto do mundo em madeira

5 de abril de 2016

Edifício com 53 metros de altura e 18 andares está sendo construído para a estudantes da Universidade de British Columbia

Um prédio para estudantes da Universidade de British Columbia, no Canadá, pretende se tornar um experimento para demonstrar econômica e estruturalmente a possibilidade das construções que têm a madeira como material construtivo principal.

UBC-Tall-Wood-Residence-Brock-Commons-2

As obras do edifício de 53 metros de altura e 18 andares feitos principalmente com madeira, começaram no final do ano passado. Quando terminado, na metade de 2017, deverá ser o prédio mais alto do mundo construído em madeira.

O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Acton Ostry, de Vancouver, em parceria com os austríacos da Hermenn Kaufmann, e deve custar 51,5 milhões de dólares canadenses.

Uma estrutura com madeira laminada colada, fixada com conectores de aço, dará a sustentação necessária para suportar o piso feito com os chamados cross laminated wooden. A fachada também será em madeira.UBC-Tall-Wood-Residence-Brock-Commons-1

O edifício não será totalmente em madeira. Uma estrutura em concreto irá abrigar a escada de emergência e os elevadores, mesmo isso sendo tecnicamente possível, afirmam os arquitetos.

Uma das principais preocupações sobre edifícios em madeira diz respeito à resistência da estrutura ao fogo. Para atender a esse ponto, o prédio terá um sistema automático de sprinkler com um backup de suporte.

Como as normas para construção na província de British Columbia não permitem a construção de prédios em madeira com mais de seis pavimentos, o projeto precisou ter um design especial e ter todo o processo aprovado.

A obra será executada em um andar por semana. O objetivo dos idealizadores do projeto é obter a certificação Leed Gold, sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.

Com informações do Portal Vancity Buzz

 

 

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter