Edifício com 53 metros de altura e 18 andares está sendo construído para a estudantes da Universidade de British Columbia
Um prédio para estudantes da Universidade de British Columbia, no Canadá, pretende se tornar um experimento para demonstrar econômica e estruturalmente a possibilidade das construções que têm a madeira como material construtivo principal.
As obras do edifício de 53 metros de altura e 18 andares feitos principalmente com madeira, começaram no final do ano passado. Quando terminado, na metade de 2017, deverá ser o prédio mais alto do mundo construído em madeira.
O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Acton Ostry, de Vancouver, em parceria com os austríacos da Hermenn Kaufmann, e deve custar 51,5 milhões de dólares canadenses.
Uma estrutura com madeira laminada colada, fixada com conectores de aço, dará a sustentação necessária para suportar o piso feito com os chamados cross laminated wooden. A fachada também será em madeira.
O edifício não será totalmente em madeira. Uma estrutura em concreto irá abrigar a escada de emergência e os elevadores, mesmo isso sendo tecnicamente possível, afirmam os arquitetos.
Uma das principais preocupações sobre edifícios em madeira diz respeito à resistência da estrutura ao fogo. Para atender a esse ponto, o prédio terá um sistema automático de sprinkler com um backup de suporte.
Como as normas para construção na província de British Columbia não permitem a construção de prédios em madeira com mais de seis pavimentos, o projeto precisou ter um design especial e ter todo o processo aprovado.
A obra será executada em um andar por semana. O objetivo dos idealizadores do projeto é obter a certificação Leed Gold, sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.
Com informações do Portal Vancity Buzz