Cinco mitos sobre madeira

10 de setembro de 2016

Exposição “Cidade da Madeira” abre dia 17 de setembro em Washington, Estados Unidos

O Museu Nacional da Construção em Washington recebe a partir do dia 17 de setembro a exposição intitulada “Cidade da Madeira”. A mostra, que fica em exibição até 21 de maio de 2017, explora os benefícios oferecidos por métodos de última geração na construção em madeira, incluindo produtos de madeira engenheirada como madeira CLT (madeira laminada colada).

A exposição volta sua atenção ao recente boom em diferentes partes do mundo em construções com madeira. O trabalho apresenta projetos norte-americanos, incluindo dois vencedores da premiação dos Estados Unidos para construções de prédios em madeira. A exposição conta com o patrocínio do Departamento Americano de Agricultura em parceria com a Softwood Lumber Board, entidade que reúne as indústrias de madeira norte-americanas, e o Binational Softwood Lumber Council, conselho proposto pelos governos dos Estados Unidos e do Canadá que tem como objetivo promover a cooperação entre os países e ampliar o mercado da madeira.

Confira algumas perguntas e respostas preparadas pela curadoria da exposição, relacionadas à construção urbana em madeira que ilustram como um material tradicional de construção é utilizado para um futuro mais sustentável, saudável e produzindo cidades e edificações mais bonitas.

Edificações de madeira não queimam?

Uma edificação em madeira pode ser mais segura que uma de aço em um incêndio. A camada superficial preta que se forma na superfície incendiada na verdade protege a madeira de continuar queimando.

Não deveríamos deixar as florestas como estão?

A maioria das florestas comerciais são manejadas e a colheita cuidadosa vai garantir uma floresta mais saudável, sem mencionar em menos incêndios florestais, menos espécies invasoras, e, pelo fato da madeira estocar o carbono, menos dióxido de carbono estará presente no ar.

E em relação ao desmatamento?

Edificações em madeira não significa somente cortar árvores; envolve trabalhar com o ciclo natural da floresta para balancear o crescimento sem perdas.

Edificações em madeira são resistentes?

Madeira laminada colada compete diretamente com o aço e concreto de várias formas. Madeira apresenta forças diferenciadas de acordo com a orientação das suas fibras. O processo de laminação cruzada garante que a madeira engenheirada seja resistente em todas as direções.

Não é necessário ter habilidades especiais para construir com madeira engenheirada?

A madeira engenheirada pode ser cortada com ferramentas comuns. A industrialização em fabrica significa que menos trabalho é necessário no local da construção, reduzindo desperdício.

Para mais detalhes sobre a exposição acesse National Building Museum.

Tradução Portal Madeira e Construção
Fonte original 

 

 

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter