Comércio de madeira da Amazônia mais transparente

18 de dezembro de 2017

Plataforma Timberflow mostra fluxo de produção e comercialização de madeira tropical do Brasil por meio de mapas e gráficos

Uma plataforma online promete tornar mais transparente o comércio de madeira tropical no Brasil. A ferramenta chamada de Timberflow lançada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) apresenta por meio de mapas e gráficos, o fluxo de produção e comercialização de madeira da Amazônia. A iniciativa pretende promover a legalidade no setor madeireiro e o estímulo ao debate sobre a importância da transparência e da abertura de dados.

A plataforma irá mostrar, pela primeira vez, as conexões existentes no setor madeireiro, desde sua origem na floresta até a comercialização.  A Timberflow estreia com os dados do estado do Pará, mas será alimentada progressivamente, na medida em que as informações forem abertas, o que, de acordo com o Ibama deve acontecer em março do ano que vem.

“Conhecer os elos dessa cadeia é o primeiro passo para identificar riscos, diferenciar quem trabalha de forma legal e combater a ilegalidade. Com informações, a sociedade consegue ampliar o controle social e o governo sua capacidade de elaborar políticas públicas”, explica Marcos Planello, coordenador de certificação florestal do Imaflora.

A plataforma pode ser acessada gratuitamente em www.timberflow.org.br.

Por Portal Madeira e Construção com informações do Imaflora

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter