Construções sustentáveis em foco

3 de agosto de 2016

Programa Madeira é Legal participa do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional, de 9 a 11 de agosto em São Paulo

As organizações signatárias do Programa Madeira é Legal retornam em agosto a São Paulo (SP) para participar da maior feira de negócios sustentáveis da América Latina: a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo (GBC), que acontece entre os dias 9 e 11 no São Paulo Expo, na capital paulista.

O Programa terá um estande onde serão apresentadas diversas iniciativas que buscam promover e fomentar o uso responsável da madeira nos processos construtivos. Está programada uma série de ações no espaço, entre elas, o lançamento de um vídeo sobre uso responsável de madeira na construção civil produzido pelo WWF-Brasil e minipalestras técnicas, que pretendem debater com a plateia os diversos aspectos do uso da madeira na construção. Entre os temas que serão abordados, por exemplo, está a escolha da madeira adequada para cada uso, a experiência brasileira na produção de madeira laminada colada de alta densidade, o uso de conservantes em estruturas de madeira, cases de sucesso com madeira, quais são os diferenciais na utilização dos pisos em madeira, entre outros. O colunista do Portal Madeira e Construção, Marcelo Aflalo, será um dos palestrantes.

Espaço conceito
O Programa Madeira é Legal, que neste ano completa oito anos de existência, contribuiu também para a construção do Espaço Conceito Referencial Casa – uma residência, construída dentro da feira, que vai mostrar a aplicação prática das certificações GBC Brasil Casa e LEED. Essa estrutura visa mostrar como serão as “casas reais” feitas dentro de critérios aplicáveis de sustentabilidade; ou seja, que buscam gerar menos resíduos, consumir menos energia, potencializar o uso de fenômenos como ventilação e luminosidade sem abrir mão do conforto, comodidade e segurança necessários em qualquer residência.

O WWF-Brasil é uma das instituições signatárias do Programa Madeira é Legal. O analista de conservação da instituição, Ricardo Russo, contou que o objetivo desta aliança de entidades é mostrar, a arquitetos, engenheiros e urbanistas, que a madeira é o material construtivo do futuro.

“A madeira retém gás carbônico, gera menos resíduo em seus processos produtivos e, se bem extraída e explorada, contribui para a conservação das florestas. Por tudo isso, acreditamos que ela será a grande matéria-prima do setor da construção no futuro”, explica o especialista.

Coordenadora do grupo gestor do Programa Madeira é Legal, a engenheira civil Lilian Sarrouf destaca os benefícios ambientais de se trabalhar com madeira. “Nossa participação numa feira como a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo (GBC) aproxima a floresta da cidade, mostrando que é possível, sim, utilizar a madeira na construção civil de forma responsável, preservando e evitando o desmatamento da floresta”, afirmou. Lilian é coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon/SP) – outra entidade signatária do Programa Madeira é Legal.

Conservação

Criado em 2009, o Programa Madeira é Legal tem como objetivo promover o uso responsável da madeira na construção civil – entendendo que, desta forma, é possível contribuir para a conservação das florestas brasileiras e na mitigação de impactos das mudanças climáticas.

Desde sua criação, o programa já capacitou mais de 3 mil pessoas, atores sociais da cadeia produtiva da madeira, no uso responsável e sustentável deste recurso.

Entre as diversas atividades e ações promovidas pelo Programa, estão a realização de oficinas e capacitações para técnicos de construtoras, incorporadoras e escritórios de arquitetura; publicação de manuais, relatórios, livros e aplicativos sobre os usos da madeira; a promoção de workshops internacionais com produtores da Colômbia; a realização de estudos de viabilidade para aperfeiçoar a tributação da madeira no Estado de São Paulo e participação em feiras especializadas como a Feira Internacional da Construção Civil (FEICON/Batimat) e a Expo Madeira & Construção, realizada em Curitiba (PR).

GBC

Promovida pela organização não governamental Greenbuilding Council Brasil (GBC), a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo é uma das maiores feiras dedicadas à construção sustentável da América Latina. Sua edição 2015 reuniu cerca de 4 mil pessoas de 36 países diferentes – entre arquitetos, designers, construtores, engenheiros, prestadores de serviço, instituições financeiras e entidades governamentais.

*A convite do WWF-Brasil, a equipe do Portal Madeira e Construção irá cobrir o evento. 

Serviço:
Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo
O estande do Programa Madeira é Legal estará na Rua D056
Confira aqui a programação completa do estande
Inscrições: expogbcbrasil.org.br/2016/inscreva-se/

Por Juliane Ferreira com informações do WWF-Brasil

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter