Escritório responsável pelo projeto vencedor de licitação do Aeroporto de Bangkok foi acusado de plágio
Uma floresta dentro de um aeroporto. Essa é a sensação que o passageiro terá ao circular pelo terminal 2 do aeroporto Suvarnabhumi, em Bangkok, na Tailândia. O projeto foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura DBALP, em parceria com outras empresas, e venceu a licitação aberta pela administração do aeroporto.
Está prevista a instalação de estruturas modulares e colunas de madeira, sobrepostas. Será uma espécie de enorme dossel elevado, fazendo uma referência às florestas tailandesas. Para completar, o projeto ainda prevê muita vegetação e até mesmo uma cachoeira. Tudo isto será envolto por fachadas de vidro. A exemplo do que acontece na floresta tropical, a “floresta interna” vai filtrar a luz natural que vai chegar até o terminal.
No entanto, logo que o projeto foi anunciado como vencedor, surgiu uma acusação de plágio. O arquiteto Duangrit Bunnag, responsável pela concepção do novo terminal do aeroporto de Bangkok, recebeu uma “chuva de críticas” e comparações com o trabalho de Kengo Kuma no Museu Yushuara Wooden Bridge, de Kuma, no Japão (clique aqui para conhecer).
Bunnag se defendeu, dizendo que não copiou a ideia de ninguém. A administração do aeroporto de Bangkok se pronunciou, por meio de nota publicada em seu site, informando que todo o processo de licitação foi transparente e justo, e que ele deve seguir desta forma.
Os responsáveis pelo aeroporto ainda salientaram que não houve contestações na abertura dos envelopes e nas apresentações de documentações por parte dos outros concorrentes, pois ainda foram ventilados questionamentos na imprensa local e especializada sobre a desclassificação de duas empresas antes da escolha do projeto vencedor. A administração comunicou que isto ocorreu por falta de indicação detalhada dos custos do trabalho.
Por fim, a administração do aeroporto de Bangkok salientou que o vencedor, mesmo depois de ter assinado o contrato relacionado ao projeto, poderá melhorar o modelo a ser construído no terminal 2. O projeto está orçado em 329 milhões de baht (moeda local), enquanto as obras devem custar 35 bilhões de baht.
A previsão é de que o terminal 2 comece a operar em 2021 e atenda mais de 30 milhões de passageiros pelo ano.
Por Joyce Carvalho para o Portal Madeira e Construção com informações dos sites ArchDaily e Dezeen