Evento irá debater sustentabilidade nas construções

4 de agosto de 2016

Na próxima semana, o tema será abordado no Greenbuilding Brasil 2016, maior evento sobre o assunto da América Latina

Pelo sétimo ano consecutivo, São Paulo (SP) recebe o maior evento sobre construção sustentável da América Latina: o Greenbuilding Brasil 2016. Entre os dias 09 e 11 de agosto, no SP Expo Exhibition & Convention Center, palestras e sessões educacionais vão tratar de leis ambientais e também apresentar projetos e materiais arquitetônicos sustentáveis. A grande expectativa deste ano é pela participação de Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai fazer uma reflexão sobre a iniciativa de cada indivíduo, dos profissionais e das instituições para produzir mudanças em culturas e crenças enraizadas, especialmente em tempos de crise.

Além de Barbosa, outra importante palestra que vai fazer parte da cerimônia de abertura é a do arquiteto italiano Michele Olivieri, profissional que trabalha no renomado escritório de Mario Cucinella, conhecido por projetos que alinham a busca por soluções de maior conforto com menos energia, menos poluição e menos desperdício.

A programação também inclui o lançamento do Anuário da Construção Sustentável, produzido pelo Green Building Council United States (USGBC) e pelo GBC Brasil. Esta edição vai trazer o crescimento e os comparativos da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – certificação para construções sustentáveis concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC) com base em critérios de racionalização de recursos. A comparação presente no anuário é feita entre diversos países e debate a sustentabilidade como a maior oportunidade de negócios do século 21. O Brasil está em 3º lugar neste ranking.

“O ano de 2016 registrou o segundo melhor índice de certificação de projetos de construção sustentável, com 81 novos projetos, atrás apenas de 2012. O número também está maior entre o setor de varejo e plantas industriais, de distribuição logística, mostrando um mercado e um caminho de crescimento por vir”, adianta Felipe Faria, diretor do GBC Brasil.

Mas essas não são as únicas novidades da feira. No evento será lançado o programa de Missões de Matchmaking, uma iniciativa da União Europeia por meio do projeto Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA). A proposta é que até 2017 aconteçam oito encontros empresariais. O primeiro deles deve reunir 55 pequenas e médias empresas europeias e brasileiras que atuam na área de energia eficiente na construção civil e na indústria. A ideia é que essas companhias possam firmar acordos de cooperação com foco na utilização de tecnologias de baixa emissão de carbono.

Visitas técnicas

Os participantes do evento poderão conhecer alguns empreendimentos com certificação LEED em São Paulo (SP) e que figuram no top 10 da lista de construções sustentáveis no Brasil. Serão dois roteiros de visitas técnicas marcados para o dia 12 de agosto. A ideia é que os profissionais possam visualizar a aplicação dos conceitos e observar as dificuldades e semelhanças dos projetos e construções.

A Greenbuilding Brasil 2016 é um congresso organizado pela GBC Brasil (Green Building Council) e tem por objetivo fornecer conteúdos relevantes sobre construção sustentável para o mercado. São três iniciativas: exposição, conferência e visitas técnicas. O público-alvo do evento são arquitetos, associações e instituições socioambientais, construtores e contratantes, designers, engenheiros, entidades governamentais, incorporadores e instituições financeiras.

Serviço

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016
Data: 9 a 11 de agosto de 2016
Horário da Exposição: 10h às 20h
Horário do Congresso: 9h30 às 18h30
Local: SP Expo Exhibition & Convention Center.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo
Informações e inscrições: http://expogbcbrasil.org.br/2016/

Por Maureen Bertol para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter