Construção de 1943 foi reformada em projeto do escritório de arquitetura ZGF
O novo escritório da Google em Los Angeles, mais precisamente em Playa Vista (Califórnia, nos Estados Unidos), está sediado em um hangar. O escritório de arquitetura ZGF concluiu o projeto que transformou o Hangar Spruce Goose, considerado uma estrutura histórica de madeira, em um espaço para a empresa, dentro de um conceito de “edifício dentro de um edifício”.
O hangar foi construído em 1943 para a construção do avião Hércules IV, conhecido também como Spruce Goose, e tem a altura equivalente a sete pavimentos e 228 metros de comprimento. Agora, ele abrange escritórios, salas para reuniões, espaços para eventos, áreas de interação e de lazer, em um “prédio” de quatro andares.
O projeto incluiu a recuperação da estrutura da madeira original – dada à rica história do edifício, segundo a equipe responsável pelo projeto. A madeira não foi deixada de lado na composição da nova arquitetura, que está situada nos espaços abertos do hangar.
Tudo foi feito levando em consideração a coluna central de madeira, que divide o edifício longitudinalmente e que abrigava originalmente os escritórios dos engenheiros de aviação.
A atual configuração do “prédio dentro do prédio” permite a visão de todos os níveis e de todo o comprimento do edifício, dando a sensação de magnitude.
Por Portal Madeira e Construção com informações do ArchDaily e ZGF Architects