Lançamento do livro “Reflexões sobre o fim do mundo”

2 de março de 2017

Publicação reúne crônicas que discutem necessidade de mudança de hábitos para sobrevivência do planeta. Coletânea conta com patrocínio do Madeira e Construção

Provocações no intuito de despertar as pessoas para a ideia de que a sobrevivência do planeta depende da mudança de hábitos e da forma como nos relacionamos conosco mesmos, com os outros e com a natureza. Assim o jornalista Rulian Maftum define suas duas mil crônicas sobre sustentabilidade, veiculadas diariamente no programa Sintonia Social, da rádio Lumen FM (99,5), de Curitiba (PR). Parte desse conteúdo ganha agora uma versão impressa. No sábado, 4, será lançado o livro “Reflexões Sobre o Fim do Mundo”, uma coletânea de 250 crônicas.

O trabalho de seleção dos textos durou cerca de um ano, resultando em cinco capítulos: Mobilizar – que traz as crônicas com maior repercussão no Facebook do Sintonia Social; Aprender – cujos textos abordam temáticas que o autor vivenciou em viagens; Acreditar – que trata de bons exemplos, boas notícias e histórias de pessoas com iniciativas inspiradoras; Provocar – com provocações que “talvez melhor traduzam o Sintonia Social”, segundo Rulian; e Refletir – com assuntos importantes para a vida de todos mas que, por vezes, ocupam os rodapés dos noticiários.

“O Sintonia foi uma das primeiras iniciativas em uma mídia de massa direcionada a sustentabilidade. Esse pioneirismo trouxe para mim uma série de desafios. Por outro lado, tem sido muito legal ver a evolução de consciência das pessoas em relação a estes assuntos. No começo pouca gente se interessava. Falar de sustentabilidade ainda era coisa de ‘bicho-grilo’. Por isso sempre tive muito cuidado com a linguagem, para fazer textos diretos e provocativos. Acabei criando um estilo. Nestes 10 anos pude ver o quanto a sustentabilidade passou a fazer parte da agenda de cada vez mais gente. E isso é muito recompensador”, pondera o autor.

Parceiros

Uma campanha de financiamento coletivo, o chamado crowdfunding, viabilizou a publicação do livro. Foram 40 dias de divulgação do projeto, que resultaram em R$ 13.159, apoiados por 172 pessoas – a meta para viabilizar o livro era R$ 12 mil.

Além do apoio das pessoas físicas pelo financiamento coletivo, o livro conta com o patrocínio de cinco empresas – uma para cada capítulo: Akademia Escola de Provocações, Savannah Comunicação Corporativa, Portal Madeira e Construção, Villa Coworking e Change Quest. “A publicação está alinhada à missão e aos valores do Portal. Por isso, não poderíamos ficar de fora dessa iniciativa que tem como foco central a sustentabilidade. O objetivo é em 2017 participar ativamente de outras ações tão interessantes e sérias como essa do Sintonia Social”, afirma a editora do Portal, Juliane Ferreira. O Portal patrocina o capítulo Acreditar.

A parceria entre o Portal Madeira e Construção e o Sintonia Social rendeu em janeiro uma série de programas sobre o uso da madeira na construção que foi ao ar no Programa da Rádio Lumen FM (99.5). “A ideia foi levar para o grande público informação sobre esse tema e mostrar os benefícios de ter essa matéria-prima também como uma opção sustentável”, explica Juliane.

OUÇA OS ÁUDIOS DOS PROGRAMAS

 

Os áudios dos primeiros cinco programas da série especial “Construção Mais Sustentável”, parceria entre o Sintonia Social e o portal Madeira e Construção, estão disponíveis para você ouvir quanto e quando quiser.
+ Construção Mais Sustentável: https://goo.gl/uDzzrT
+ Árvores No Chão, Florestas Em Pé: https://goo.gl/RojdRr
+ A Floresta Eficiente: https://goo.gl/RpTBIM
+ A Casa Do Futuro: https://goo.gl/E9NmO2
+ Madeira Nas Alturas: https://goo.gl/mX6Yd2

 

 

 

Serviço:

Lançamento livro “Reflexões sobre o fim do mundo”
Data: 4 de março
Horário: a partir das 11 da manhã
Local: Arte & Letra (Dom Pedro II, 44 – Batel)
Ainda é possível adquirir o livro pelo link e retirar no dia do lançamento.

 

Por Portal Madeira e Construção com informações da Assessoria 

—————————————————————————————————————————————-

“Por um mundo mais sustentável, com mais madeira. Apoie essa ideia!”

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter