Projeto da Shigeru Ban Architects prevê a construção de pirâmides de madeira, que vão abrigar diferentes espaços da produção de Bourbon, o whisky americano
Três pirâmides de madeira em meio a uma pedreira, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. É isto o que prevê o projeto da Shigeru Ban Architects para uma destilaria que será construída nesta região, dedicada à produção de Bourbon, o whisky americano. O objetivo é transformar o local em um atrativo turístico, chamado de Kentucky Owl Park.
Cada pirâmide de madeira vai abrigar uma “estação” da destilaria, que será construída na pedreira Cedar Creek, em uma área de 170 hectares. A ideia é reproduzir em madeira maciça as antigas estruturas montadas para este tipo de indústria no século 19, feitas anteriormente em aço.
Conforme a equipe responsável pelo projeto, desta forma é possível unir os destaques e a história do setor e a conexão com o local e a natureza. O design partiu para um conceito mais sustentável, que combina com a paisagem natural.
As três pirâmides terão o mesmo tipo de construção, mas o revestimento será diferente em cada uma delas. Uma das pirâmides ficará praticamente coberta, apenas com algumas aberturas em forma de losango. Outra terá a sua estrutura de madeira praticamente exposta; e a terceira terá um desenho mais regular, segundo a descrição da equipe do projeto.
As estruturas serão organizadas em meio à pedreira, juntamente com outras unidades que integram a destilaria. Também está prevista a construção de outros prédios em madeira dentro do complexo, como uma recepção e escritórios. O projeto contempla até mesmo uma estação de trem de madeira para levar os visitantes até o local.
Por Portal Madeira e Construção com informações do portal Madera 21