Madeira: o material do futuro

15 de setembro de 2016

Ciclo de palestras promovido por WWF-Brasil e CasaPark Shopping, em Brasília (DF), vai promover o uso sustentável da madeira na construção. Programação inclui ainda visitas técnicas

Com o tema “Madeira na Construção: Material do futuro”, o WWF-Brasil e o Casa Park Shopping realizam nos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília (DF), o primeiro encontro do ciclo de palestras que pretende mostrar a arquitetos, engenheiros e urbanistas as possibilidades de uso sustentável da madeira e como esta atitude ajuda na conservação da Amazônia e na diminuição dos prejuízos causados pelas mudanças climáticas.

Além da apresentação com especialista no tema, haverá uma visita técnica ao Cerratenses – Centro de Excelência do Cerrado, no Jardim Botânico da capital federal. O projeto deste Centro é do escritório de arquitetura Spirale, especializado em projetos e obras que incorporam princípios de sustentabilidade, como estratégias bioclimáticas, eficiência energética e uso de materiais renováveis como a madeira.

Em outubro, será a vez de debater o tema “Madeira Tropical e Desenvolvimento Sustentável”, nos dias 26 e 27. A visita técnica será no Clube do Congresso de Brasília.

Para fechar a programação, nos dias 25 e 26 de novembro, estará em pauta a “Alta tecnologia em Madeira” e será realizada uma visita ao Parque de Exposições da Granja do Torto, que tem como destaque o uso da madeira laminada colada.

As palestras serão gratuitas e abertas ao público em geral, mas com foco em estudantes, profissionais e interessados nesses temas. Os convidados palestrantes serão divulgados em breve.

Iniciativa

O ciclo de palestras é um desdobramento de uma experiência bem sucedida ocorrida no mês de abril. Na ocasião, o CasaPark Shopping, em conjunto com diversos parceiros, promoveu palestras para encerrar a exposição Madeira Sustentável – Arquitetura e Design, que celebrou a obra do arquiteto José Zanine Caldas. As palestras Madeira na Arquitetura do século XXI, proferida por Marcelo Aflalo, e Arquitetura de madeira em Brasília, com Roberto Lecomte, foram muito bem recebidas e inspiraram o ciclo de palestras que ocorrerá nos próximos meses.

Madeira certificada

Dentro da temática de promover o uso da madeira certificada na construção civil, o WWF-Brasil e outras 23 instituições assinaram, em 2009, um protocolo de cooperação denominado Madeira é Legal. Entre as diversas ações implementadas pelo programa estão a realização de capacitações para associações de classe, como construtoras e incorporadoras; a promoção de um workshop internacional com produtores da Colômbia; e a realização de um estudo para aperfeiçoar a tributação desta matéria-prima no Estado de São Paulo; o lançamento de aplicativos e publicações; e a oferta de cursos e oficinas e a participação em feiras especializadas.

Mais de 3 mil pessoas, envolvidas diretamente na cadeia produtiva da madeira, já foram capacitadas no uso responsável desta  matéria-prima.

São signatários do programa Madeira é Legal diversas instituições. Entre elas, os governos Estadual e Municipal de São Paulo, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusConSP), a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes).

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter