Mato Grosso discute a madeira na construção

19 de julho de 2017

1ª Florestal Tech será realizado em Cuiabá, de 18 a 20 de outubro. Evento terá exposição de maquetes Arquitetura da Madeira para o Século XXI

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado do Mato Grosso (Cipem) realiza entre os dias 18 e 20 de outubro, em Cuiabá (MT), o 1º Florestal Tech. O evento, realizado em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), WWF-Brasil e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), reunirá representantes do setor florestal de Mato Grosso e de várias partes do país para apresentar e discutir as tendências, inovações e oportunidades para o setor.

De acordo com a organização, a Florestal Tech será um encontro de negócios e irá funcionar como “uma verdadeira vitrine para os produtos florestais mato-grossenses, em especial os provenientes do manejo florestal sustentável de madeira nativa”.

A programação será composta por painéis, palestras, mesas-redondas e exposições sobre novas tecnologias empregadas na madeira e seus potenciais de mercado, com destaque para o uso da madeira na construção civil, nicho defendido pelo Cipem como o futuro do setor florestal no Estado a partir da análise do cenário mundial e a crescente demanda por tecnologias ambientalmente sustentáveis.

Para o presidente do Cipem, José Eduardo Pinto, a Florestal Tech é uma oportunidade única para o setor de base florestal do Estado. “Teremos em um único lugar formação, informação, exposição de produtos e um ambiente favorável aos novos negócios. Além disso, é uma oportunidade de mostrarmos o setor sob uma nova perspectiva para a sociedade mato-grossense, fortalecendo nossa imagem positiva”, afirmou o empresário.

Serão realizados painéis e debates sobre a tecnologia Woodframe e a Madeira Laminada Colada, com representantes de empresas e pesquisadores da área, que permitirão a atualização e ampliação do conhecimento dos produtores, identificação de oportunidades e novas possibilidades de investimento. A programação prevê ainda rodada de negócios entre os participantes.

Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI

Durante os dias do evento, será possível visitar a mostra Arquitetura da Madeira para o Século XXI. Com curadoria do arquiteto e colunista do Portal Madeira e Construção Marcelo Aflalo, a exposição itinerante, realizada com apoio do WWF-Brasil, é formada por 21 maquetes que traçam um panorama do emprego do material de maneira sustentável em construções ao redor do mundo e já foi apresentada nos principais espaços e eventos florestais do país.

A exposição é dividida em duas partes. A primeira foca no mapeamento dos diversos tipos de madeira e as múltiplas possibilidades de uso e aplicação. A segunda parte é focada no uso inteligente do material de forma que alie a estética e o cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, a exposição reforça a aplicabilidade da madeira como elemento prioritário das construções e ajuda a desmistificar a visão de que ela é somente um recurso rústico e decorativo.

Dentre os materiais apresentados, estão as maquetes originais de projetos residenciais que utilizam a madeira em várias cidades do Brasil e alguns projetos feitos inteiramente em madeira ao redor do mundo, incluindo prédio.

Por Portal Madeira e Construção com informações da Assessoria

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter