Novidades para o setor de construção sustentável

31 de maio de 2016

Feira em Atibaia (SP) vai trazer as últimas soluções para a sustentabilidade na construção civil, além de palestras sobre o tema; entrada é gratuita

Que as soluções sustentáveis para a construção estão cada vez mais em alta no Brasil, disso ninguém mais tem dúvida. Mas para popularizar ainda mais as opções existentes e mostrar os seus benefícios, é preciso investir em informação de qualidade. Para quem está buscando esse tipo de informação, uma boa dica é a Feira Internacional da Construção Sustentável (Feconati), que está em sua terceira edição e vai acontecer entre os dias 01 e 04 de junho, das 10h às 20h, em Atibaia, interior de São Paulo. A escolha da data não foi por acaso: a ideia é aproveitar a Semana do Meio Ambiente, já que no dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da feira é apresentar soluções que minimizem os impactos da construção civil e contribuam para a melhoria na qualidade vida, trazendo as últimas novidades sobre construção sustentável.

Segundo os organizadores da Feconati, “investir em construção sustentável traz benefícios na redução do consumo de água e energia, custo operacional mais baixo para o meio ambiente, para a saúde e para os setores corporativos, valorizando sua produtividade”. Para justificar a importância da feira, eles dizem que o “uso racional dos recursos naturais e materiais sustentáveis são pilares que vieram para ficar e serão essenciais para manter a vida no planeta em harmonia, atendendo à demanda do crescimento populacional.

A feira vai acontecer na Estação Atibaia, uma área para exposição totalmente integrada à natureza. Ainda de acordo com os organizadores da feira, um dos grandes diferenciais da Feconati é que a estrutura é montada em áreas externas, para possibilitar que os expositores e palestrantes demonstrem apresentações técnicas de produtos para energias renováveis e construções sustentáveis.

O evento é destinado a profissionais ligados à construção civil de modo geral e a entrada é gratuita, mas os interessados devem fazer o credenciamento pelo site www.feconati.com.br.

Programação

Além dos mais de 100 expositores do Brasil e do mundo, que vão apresentar seus produtos e soluções para economia de água, uso de energias renováveis e materiais alternativos para construção civil, a feira também vai trazer palestras importantes, todas gratuitas. Na quinta-feira (02), às 14h, o professor Celso Luchezzi, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vai falar sobre o tema “Gestão de Resíduos Sólidos na Construção Civil – Logística Reversa na Construção Civil”. Em seguida, o presidente da Associação de Produtores de Bambu (Aprobambu), Guilherme Korte, fará a palestra “O Bambu na Construção Sustentável. Para fechar o primeiro dia de palestras, Lívio Giosa, professor universitário e presidente do Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam), vai abordar o tema “A Sustentabilidade nos Negócios com Resultados”.

No segundo dia de palestras, sexta-feira (03), o engenheiro elétrico José Otavio Simões vai abrir os trabalhos às 14h, falando sobre “Eficiência Energética”. O segundo palestrante da tarde, Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo da Fundação Vanzolini, ministrará a palestra “Certificação de Empreendimentos da Construção AQUA-HQE”. A última palestra da sexta-feira ficará por conta da arquiteta Heloisa Pomaro, que vai falar sobre construção sustentável com Light Steel Frame (LSF).

Para fechar a grade de programação da Feconati, os interessados poderão acompanhar mais duas palestras no sábado (04). Às 10h30, Joni Matos Incheglu, engenheiro civil e conselheiro do CREA-SP, apresentará a “Norma NBR 16280 – Reforma em Edificações”, focando no uso eficiente de água nas construções públicas. A última palestra do evento vai trazer o tema “O mercado das tecnologias ambientais na construção sustentável”, que será apresentado por Hiago Vilar e Marcio Pereira, coordenador de Marketing e diretor executivo da ECOCASA Tecnologias Ambientais, respectivamente.

Para os interessados, o site da Feconati traz, ainda, um resumo do que será abordado em cada palestra.

Serviço
3ª Feira Internacional da Construção Sustentável (Feconati)

Data: 01 a 04 de junho de 2016
Horário: das 10h às 20h
Local: Estação Atibaia
Endereço: Avenida Jerônimo de Camargo, 6308 – Atibaia (SP), próximo à rodovia Fernão Dias, atrás do Hotel Bourbon
Credenciamento: a entrada é gratuita, mas é necessário fazer o credenciamento diretamente no site www.feconati.com.br

 

 

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter