Foram contemplados projetos de pequena escala no Small Projects Awards
O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) divulgou, no mês de junho, 11 projetos contemplados dentro do Small Projects Awards. A premiação reconhece os responsáveis por pequenos projetos arquitetônicos de qualidade, chamando atenção para o valor e a excelência do design, não importando os seus tamanhos ou escopos. Em 2018, o tema era “Renewal”, ou seja, renovação.
A madeira foi o elemento usado em todo ou em grande parte de seis dos 11 projetos escolhidos pela organização do prêmio, organizado pela The Small Project Practitioners, uma comunidade ligada ao AIA. Foram três categorias, sendo a primeira para objetos arquitetônicos, trabalho de arte ambiental ou elemento de projeto arquitetônico com custo até US$ 150 mil; a segunda, construção de pequenos projetos de até US$ 1,5 milhão; e a terceira; objeto arquitetônico, trabalho de arte ambiental ou um projeto arquitetônico com menos de 465 metros quadrados.
Na primeira categoria, um dos selecionados foi o Five Fields Play Structure, uma estrutura de exploração para crianças e adultos, criada com o objetivo de incentivar a descoberta de espaços e da imaginação. A plataforma foi construída totalmente em madeira. Conheça mais aqui.
Na mesma categoria, o projeto Studio/Bunkhouse apareceu como destaque entre os jurados, por ser um espaço multiuso, com um design que se encaixou dentro do contexto natural onde está inserido. Saiba mais aqui.
O projeto Sonoma Residence foi um dos escolhidos na segunda categoria do Small Projects Awards, com a descrição de uma “celebração do luxo do menos”. A casa, pré-fabricada com madeira de carvalho, é composta por duas “caixas” separadas e opostas. Clique aqui para saber mais.
Na mesma categoria, a madeira aparece como um dos acabamentos no projeto The Grand Lake Poolhouse. A iniciativa foi revitalizar o espaço sem alterá-lo, mas criando um ambiente bonito e funcional com vista panorâmica. Veja aqui.
O projeto de uma sinagoga foi um dos contemplados na categoria para projetos com menos de 465 metros quadrados. Neste caso, o objetivo do projeto Chapel at Congregation Kehilath Jeshurun foi transformar o ginásio de uma escola em um espaço de meditação, aliando uma composição moderna com a tradição da sinagoga, em uma escala mais íntima. Conheça aqui.
A madeira também dá o seu toque de conforto no projeto Rosewood Park Beach Improvements, escolhido na mesma categoria do Small Projects Awards. O pavilhão permite a contemplação do Lago Michigan, com estrutura especial para visitantes, além de um espaço para atividades educacionais. Confira aqui.
Por Joyce Carvalho para o Portal Madeira e Construção com informações do ArchDaily e do AIA