Serviços ecossistêmicos: o que a sua empresa precisa saber?

23 de junho de 2017

Evento pretende identificar oportunidades, riscos e impactos dos serviços ambientais na atividade empresarial e compreender a relação do tema com as operações das empresas

Definidos como benefícios recebidos pelas pessoas a partir dos ecossistemas, os serviços ecossistêmicos (Ses) tornaram-se, ao longo dos últimos 40 anos, um conceito que permitiu aumentar o interesse público sobre a conservação da biodiversidade. Na década de 1990, segundo relatório publicado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), iniciaram-se os esforços para estimar seu valor econômico e, em 2003, a Avaliação Ecossistêmica do Milênio contribuiu para a inclusão do tema na agenda das políticas públicas.

Mas afinal, como as empresas se envolvem nesse contexto? Quais as oportunidades, os riscos e os impactos dos serviços ambientais na atividade empresarial? Já em 2011, essa mesma pesquisa do CEBDS indicava que a maioria das empresas (67%) discutiam internamente o tema serviços ecossistêmicos, sendo parcialmente integrado às suas estratégias de negócios.  Em 2012, a maioria (65%) continuou discutindo o tema, mas metade dos respondentes apontou que essas discussões não estavam integradas nas estratégias da empresa.

Segundo o documento, o que leva as empresas a incorporarem os Ses aos seus sistemas de gestão são as oportunidades para os negócios, a dependência dos negócios em relação a esses serviços, a melhoria da imagem e a redução de riscos.  Das companhias que participaram da pesquisa, 47% afirmam ter realizado em 2012 a valoração dos Ses, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Em 2012, os Ses apontados como mais relevantes pelos participantes foram água doce, regulação dos fluxos de água e controle de erosão, enquanto bioquímicos, valores éticos e espirituais e alimentos eram os menos relevantes.

Evento
Para tratar desses e de outros pontos, no próximo dia 29 de junho, das 8h30 às 11h, o escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, o Grupo Roadimex Ambiental e a Câmara Brasil-Alemanha, realizam em Curitiba (PR) o evento “Tendências em Meio Ambiente – Biodiversidade e serviços ecossistêmicos na gestão empresarial”.

A mestre em Engenharia Química, Rubia Moisa, diretora Técnica da Roadimex Ambiental, irá abordar as novas oportunidades de negócios a partir da valoração de serviços ecossistêmicos. Já Thiago Piazzetta, da área de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo O Boticário, vai expor os riscos e dependências dos negócios relacionados aos serviços ecossistêmicos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos e-mails contato@dpadv.com.br e ahkparana@ahkbrasil.com ou pelo telefone (41) 3233-4059.

Serviço:

Biodiversidade e serviços ecossistêmicos na gestão empresarial
Data: 29 de junho (quinta-feira)
Horário: das 8h30 às 11h
Local: Auditório do Escritório De Paola & Panasolo – Rua Jaime Balão, 331 – Curitiba (PR)
Inscrições gratuitas pelos e-mails contato@dpadv.com.br e ahkparana@ahkbrasil.com ou pelo telefone (41) 3233-4059.

 

Por Portal Madeira e Construção

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter