Simpósio gaúcho apresenta diversidade do uso da madeira

30 de janeiro de 2017

Segunda edição do evento faz parte da programação da Feira da Floresta, que será realizada em abril no Rio Grande do Sul

Projetos com madeira roliça de pinus, wood frame, madeira laminada colada. Esses são alguns dos sistemas construtivos que poderão ser conhecidos durante o 2º Simpósio Gaúcho da Madeira. O evento, que será realizado nos dias 5 e 6 de abril, faz parte da programação da Feira da Floresta, que começa no dia 4, em Gramado.

De acordo com a arquiteta gaúcha, Karin Lauer, o simpósio é uma oportunidade de apresentar ao mercado as possibilidades de uso da madeira com tecnologia e alto valor agregado. À frente da empresa Wunder Haus, Karin irá dividir cm os participantes um case de residências construídas em madeira roliça de pinus e a experiência de construções em wood frame com madeira nativa. “O evento evoluiu para ter mais conteúdos voltados à construção, já que a divulgação do uso da madeira gera ganhos em toda a cadeia produtiva”, afirma.

Arquiteta vai mostrar aos participantes as possibilidades de uso da madeira roliça de pinus

Arquiteta vai mostrar aos participantes as possibilidades de uso da madeira roliça de pinus

 

Dados da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) indicam que a cadeia produtiva de base florestal é responsável por 4% do PIB e 7% dos empregos do Estado. Da área total plantada no país, de 7,8 milhões de hectares, o Rio Grande do Sul responde por 8%. São 593 mil ha plantados com eucalipto, pinus e acácia.

O objetivo da organização com a realização do evento é “motivar e capacitar a indústria da madeira a buscar e investir em novas tecnologias de produção, estudos de mercado, diversificação de produtos com agregação de valor e, através do aumento da produtividade, garantir a sustentabilidade da atividade”.

Além de palestras sobre os sistemas construtivos, o simpósio terá espaço para apresentações sobre layout de serraria, comportamento das construções e melhoramento da eficiência produtiva, este último tema com a participação de profissionais do Senai e do Sebrae.

Até o dia 31/01, as inscrições têm desconto.

Serviço
6ª Feira da Floresta
DATA: 04 a 06 de abril de 2017

2º Simpósio Gaúcho da Madeira
DATA: 05 a 06 de abril de 2017

Local: Expo Gramado – Gramado – RS
Acesse para ver a programação completa e para inscrição

 

Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção
Fotos: Wunderhaus

 

—————————————————————————————————————————————

“Por um mundo mais sustentável, com mais madeira. Apoie essa ideia!”

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter