Uma casa 100% sustentável

29 de junho de 2016

Família escolhe viver perto da natureza e constrói própria casa

Um casal que mora no País de Gales, no Reino Unido, resolveu por as mãos na massa para construir sua própria casa. O material? Madeira reaproveitada e objetos que foram descartados, como janelas e encanamentos. Simon Dale e sua esposa Jasmine Saville não tinham experiência em carpintaria, tampouco em arquitetura. Mesmo assim, conseguiram fazer, em apenas quatro meses, um projeto interessante de 50 metros quadrados usando diversas técnicas, mas com um único objetivo: que a família tivesse a chance de viver perto da natureza, em uma casa com o mínimo de impacto ambiental. A casa foi apelidada de “Hobbit House”, por parecer com as casas do filme “O Hobbit”.

Para fazer tudo, Simon Dale utilizou apenas um formão, uma motosserra e um martelo e gastou aproximadamente R$ 16 mil. Nas paredes, Dale colocou fardos de palha e madeira amarrados às pedras de uma encosta. No acabamento, ele escolheu usar a argamassa de cal ao invés do concreto. O chão foi todo construído com pellets e, sobre eles, foi assentado o piso. No telhado, o galês também optou por colocar fardos de palha cobertos por uma camada de plástico, para garantir isolamento térmico e proteção contra chuva e neve. Ele apostou, ainda, em terra e grama para “camuflar” a casa, impedindo, dessa forma, uma poluição visual da paisagem. Esse telhado verde também ajuda a amenizar a temperatura.

casa-hobbit-simon-dale5

Para permitir a entrada de luz natural, Dale fez uma claraboia no telhado. Além disso, a casa conta com dois painéis solares que, segundo ele, são suficientes para abastecer o espaço. A água tem origem em uma nascente próxima. Para os banheiros, o galês optou por utilizar técnicas de compostagem e reaproveita a água do telhado.

“Depois de muito refletir, tivemos a coragem para entender que gostaríamos de construir nossa casa em um ambiente natural. Essa construção parte de uma visão de vida que prega pouco impacto ao meio ambiente. Ela se baseia no conceito de viver em harmonia com o mundo natural e nós mesmos, fazendo as coisas de maneira simples, disse Dale ao jornal inglês Daily Mail.

casa-hobbit-simon-dale3

A experiência deu tão certo que, hoje, ele se dedica à construção de casas sustentáveis e de baixo custo pela região. Além disso, ele também ensina outras pessoas a criarem suas próprias construções sustentáveis.


Por Maureen Bertol 

fotos © Simon Dale

Compartilhe
Voltar para Notícias

Cadastre seu email e receba nossa newsletter